Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rua João Carlos Loureiro, 3830-200 Ílhavo. Contacto telefónico: 234323017

Inaugurada no passado dia 5 de Outubro de 2010, a biblioteca do nosso CE pertence à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e à Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI)


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Feira do Livro

Na próxima semana terá início a segunda edição da Feira do Livro, na Biblioteca do nosso Centro Escolar. Esta atividade visa promover a leitura e o contacto com livros, sobretudo de literatura infanto juvenil. Há livros de consagrados autores da literatura portuguesa e estrangeira, de várias temáticas, para todos os gostos, a preços convidativos.
Citando o poeta João Manuel Ribeiro, "os livros são a casa onde os sonhos moram e querem ser encontrados". 
Devemos incentivar as nossas crianças a ler, deixá-las sonhar... e sobretudo aprender!
A propósito dos livros e da leitura, dedicamos este poema de José Jorge Letria a todos os alunos,  leitores e utilizadores da nossa biblioteca:
"Os livros são casas livres
onde as palavras se cruzam 
para mostrar os sentidos
que têm e que usam.
Os livros são tão livres
como a nossa liberdade,
seja na areia da praia
ou na biblioteca da cidade,
porque sempre que se abrem
dizem o muito que sabem,
só para nos dar felicidade".
                                in Ler Doce Ler, de José Jorge Letria

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ao som das histórias...

Todas as semanas, uma nova história pode ser ouvida no programa da rádio Terra Nova, ao som das histórias, em 105.0 fm. É uma forma de promover o gosto pelos livros e pela leitura e destina-se a todos os que apreciam literatura infantil, quer sejam crianças quer sejam adultos.
Trata-se de um novo projecto da Biblioteca Municipal de Ílhavo, que conta com a participação de todas as escolas do primeiro ciclo do nosso concelho, em parceria com a rádio Terra Nova. 
Algumas dessas histórias podem já ser consultadas AQUI! O nosso Centro Escolar e outras escolas do nosso agrupamento também irão participar neste projecto. 
O programa é semanal e decorre à 4ªf, a partir das 18h45, com repetição ao sábado, às 9h45.
Esteja atento, pois qualquer dia será alguém do nosso Centro Escolar a contar a história! 

domingo, 6 de novembro de 2011

Álvaro Magalhães e as Crónicas do Vampiro Valentim


Os alunos do 3º e 4º anos do nosso Centro Escolar (CE) são uns leitores sortudos, pois irão ter a oportunidade de conhecer alguns livros da coleção Crónicas do Vampiro Valentim, de Álvaro Magalhães, nas próximas sessões de leitura orientada que ocorrerão na Biblioteca. Existem alguns exemplares na nossa BE que podem ser requisitados e quem quiser adquiri-los poderá fazê-lo na feira do livro que ocorrerá já no final deste mês na biblioteca do nosso CE.
Esta coleção narra a saga da família Perestrelo (Valentim, Dentinho, Mãe, Pai e Avô) que depois de terem acordado do sono da morte, ou seja, do seu funeral, iniciam uma nova vida e novas aventuras como vampiros. O pior é que Adolfo Mil-Homens, um professor de história aposentado, persegue-os constantemente, sonha com a glória de os caçar e se tornar famoso.
Para os que têm facebook, poderão acompanhar e participar nesta saga em http://www.facebook.com/pages/As-cr%C3%B3nicas-do-vampiro-Valentim/136008926480223?sk=info
Esta é uma coleção que conta já com 12 livros, tem como autor Álvaro Magalhães, um consagrado autor da literatura portuguesa contemporânea e como ilustrador Carlos J. Campos. Todos os livros pertencem à editora Asa e têm imagens giríssimas bem como grafismos distintos e apelativos... que agradam o nosso público infanto-juvenil e até aos adultos!
Para quem não conhece, dê uma espreitadela clicando AQUI!
Boas leituras!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Encontro com...Tiago Salgueiro

Outubro terminou em cheio na nossa biblioteca escolar! 
31/10/2011
Recebemos, com entusiasmo, a visita do escritor Tiago Salgueiro/José Saraiva (ilustrador) e ficámos a conhecer melhor o processo de realização de um livro infantil. Disse-nos que as ideias surgem no cérebro, mas vêm do coração... e precisamos de as concretizar, escrevendo-as. E caso não surjam ideias? Aconselhou-nos a estarmos atentos ao que nos rodeia, a fechar os olhos e a imaginar... Basta querer que conseguimos criar e escrever!
Deu-nos boas sugestões sobre como escrever e ilustrar e mostrou-nos como surgiram alguns dos seus trabalhos: a colecção do Pipim, a colecção das Anedotas, o livro "O dragão na banheira" e "Nesta história eu não entro".
Autor de pelo menos 16 obras de literatura infantil, escreve desde 2002, sendo os seus filhos críticos e, ao mesmo tempo, apreciadores do seu trabalho. Gosta de visitar escolas e está a preparar mais aliciantes livros para crianças. Tanto gosta de escrever como de ilustrar, por isso concilia as duas artes. Dá-lhe mais prazer ilustrar o que escreve, embora faça ilustrações para outros autores consagrados da literatura portuguesa.