Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rua João Carlos Loureiro, 3830-200 Ílhavo. Contacto telefónico: 234323017

Inaugurada no passado dia 5 de Outubro de 2010, a biblioteca do nosso CE pertence à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e à Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI)


domingo, 7 de novembro de 2010

Outubro, mês das bibliotecas, mês de inaugurações!

Outubro foi um mês de azáfama e de comemorações.
Os alunos dos Centros Escolares (CE) do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AEI) foram presenteados com uma biblioteca. Surgiram, assim, mais quatro novas bibliotecas no agrupamento, pertencendo uma delas, a do CE da Senhora do Pranto, à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) estando, por isso, mais bem apetrechada.
Os alunos estão a adorar as suas bibliotecas! 
A BE da Senhora do Pranto, por exemplo, tem estado com “lotação esgotada”, tamanha tem sido a afluência por parte dos alunos. Muitas actividades têm sido desenvolvidas - formação do utilizador, criação de um Clube de Amigos da Biblioteca (CAB), exposições de trabalhos, comemoração do Dia Mundial da Alimentação e do Dia das Bruxas e dinamização de actividades de promoção de leitura.
      No Dia Mundial da Alimentação, os alunos do Pré-escolar e do 1º ano ouviram na biblioteca a história da Lagartinha Comilona; os do 2º ano a história da Sopa Verde e os do 3º e 4ºanos Palmira, a ovelha comilona. Seguiram-se depois Workshops… Por exemplo, a partir da história da Lagartinha Comilona os alunos construíram lagartinhas privilegiando materiais recicláveis. Os alunos mais velhos fizeram uma “História a várias mãos” a partir do título da história que ouviram. E… surgiram trabalhos muito bons e originais!

Uma outra história dinamizada em todas as bibliotecas dos CE´s foi O incrível rapaz que comia livros de Oliver Jeffers. Esta obra tem sido um sucesso e permite motivar para a importância e a necessidade de boas práticas de Leitura.

Quanto ao Clube dos Amigos da Biblioteca… estamos com um grande problema. 90% dos alunos querem fazer parte do CAB!

Não há dúvida que no nosso agrupamento fez-se sentir a Diversidade, o Desafio e a Mudança, neste mês das Bibliotecas!