Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rua João Carlos Loureiro, 3830-200 Ílhavo. Contacto telefónico: 234323017

Inaugurada no passado dia 5 de Outubro de 2010, a biblioteca do nosso CE pertence à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e à Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI)


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

No reino das serpentinas

Neste dia de Carnaval, a BE deseja a toda a comunidade escolar um divertido dia, com muita magia, alegria e boa disposição!
Dedicamo-vos este bonito poema:


No reino das serpentinas
No país dos papelinhos,
caras de todas as raças,
carantonhas e caretas
ou risonhas ou medonhas
ou rubicundas ou pretas,
faziam grandes folias
nesses mesmos quatro dias.

No estado dos estalinhos,
na terra das cegarregas,
na capital das bisnagas,
no domínio das gaitinhas,
esses dias inteirinhos
que não tinham horas vagas
eram gastos igualmente
em brincadeira contente.

de Maria Isabel de Mendonça Soares

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Encontro com Licínio Amador

Licínio Amador a contar "O roubo da lâmpada" da igreja matriz 
Exposição
Licínio Amador, professor aposentado e autor do livro "Contos da terra dos ílhavos", esteve hoje, dia 7 de fevereiro, na biblioteca do nosso Centro Escolar, para dinamizar uma atividade de promoção de leitura. 
O público alvo foi os alunos do 3º ano, das duas turmas, tendo esta atividade complementado conteúdos lecionados em Estudo do Meio, relacionados com o meio local, gentes e tradições.
 "A história da lâmpada" foi a história contada por este escritor ilhavense e aos alunos foram esclarecidas dúvidas e curiosidades. 
Na entrada da biblioteca, estão expostos trabalhos realizados pelos alunos sobre Ílhavo, a sua história, cultura e tradições. Algumas peças de artesanato, adereços e alfaias foram gentilmente cedidos para a exposição por familiares dos alunos.
No final, ficou prometido pelo escritor que, ainda este ano letivo, regressaria para contar mais um dos contos narrados no seu livro, desta  vez um relacionado com a festa da Nossa Senhora do Pranto, a padroeira da nossa escola.

Os fantásticos livros voadores

Aconselhamos-te a visualização deste pequeno filme de William Joyce e Brandon Oldenburg, chamado "Os fantásticos livros voadores do Mr. Morris Lessmore". Verás que a tua imaginação ganhará asas e farás uma interpretação do filme com o teu coração. Este filme oferece várias e interessantes leituras.
Neste filme, o amor pelos livros é evidente... e são os livros que dão cor à vida do protagonista. É uma alegoria fabulosa sobre o poder curativo dos livros e das suas histórias. É este poder que devolve a cor a uma terra que a tinha perdido.
Delicia-te!