Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rua João Carlos Loureiro, 3830-200 Ílhavo. Contacto telefónico: 234323017

Inaugurada no passado dia 5 de Outubro de 2010, a biblioteca do nosso CE pertence à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e à Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI)


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mais dois livrinhos...

"O que esperam de mim?" e "Eu odeio" são os títulos de mais dois livrinhos feitos pelos alunos do 3º ano.
Histórias distintas, onde impera a criatividade e a sensibilidade humana.
Deliciem-se...

As Minhas Expetativas

Mais um livro que evidencia o bom trabalho de escrita criativa e ilustração dos nossos alunos do 3º ano. Elaborado em grupo, este livrinho foi realizado em contexto de sala de aula, com a orientação da professora Maria João. Desta vez o título é "As minhas Expetativas". Provavelmente, estes alunos até perspectivarão, um dia, ser escritores ou ilustradores...
Vamos ler e reler...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A vida de um pássaro

Eis a história de um pássaro, desde que nasce... até à vida adulta. Um pássaro que tem receios, pensamentos e esperanças!
Deliciem-se com esta singela e interessante história, criada e ilustrada por um grupo de alunos do 3º ano, da turma da professora Maria João.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Homem da Lua - Tomi Ungerer

   Com o título original Moon Man, editado em 1966, a obra O Homem da Lua aparece em Portugal em 2011, pela Bags of Books edições. Ganhou em 1998 o prémio Hans Christian Andersen. Segundo Maurice Sendak é "sem dúvida um dos melhores álbuns ilustrados dos últimos anos".
    Esta é uma das obras que estará na base das próximas atividades de promoção de leitura da biblioteca do Centro Escolar. Certamente que os nossos alunos irão gostar!
     Vejamos um pequeno vídeo feito com base nesta obra...

José Saramago - livro para crianças

   José Saramago, prémio nobel da literatura, tem apenas editada uma obra de literatura infantil, A maior flor do mundo, cujo ilustrador é João Caetano. 
   No início dessa obra, diz Saramago: "As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena. Além de ser preciso saber escolher as palavras, faz muita falta um certo jeito de contar, uma maneira muito certa e muito explicada, uma paciência muito grande - e a mim falta-me pelo menos a paciência, do que peço desculpa." 
Vejamos AQUI  um pequeno vídeo sobre esta singular e original história...

domingo, 13 de maio de 2012

À conversa com Maria João Lopo de Carvalho

   No dia 8 de maio, conforme o previsto, a nossa biblioteca foi visitada pela escritora M. João Lopo de Carvalho. Houve duas sessões, tendo em cada sessão estado, para além dos alunos, as mães e outros elementos da comunidade educativa. As mães foram convidadas, uma vez que um dos livros apresentados foi "A minha mãe é a melhor do mundo", e compareceram muitas mães... motivo de satisfação dos seus filhotes. Esta atividade de promoção de leitura foi preparada em contexto de atividade de biblioteca e foram realizadas surpresas para as mães, com a colaboração do ATL, mais propriamente dos professores das Artes.
   A escritora apresentou a sua coleção dos "7 irmãos" e deu-nos a conhecer outras obras suas, como  "A Marquesa de Alorna", obra que tem sido apreciada pelos bons leitores e pela crítica literária.
    Vejamos algumas imagens deste dia...