Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rua João Carlos Loureiro, 3830-200 Ílhavo. Contacto telefónico: 234323017

Inaugurada no passado dia 5 de Outubro de 2010, a biblioteca do nosso CE pertence à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e à Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI)


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Maio, mês do coração!

Maio é o mês do coração. A Fundação Portuguesa de Cardiologia promove, este mês, a nível nacional, várias acções de sensibilização para informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas inerentes às doenças cardiovasculares. 
Na área da literatura infanto-juvenil alguns livros falam sobre a importância deste órgão vital. É o caso do livro O Coração e a Garrafa, de Oliver Jeffers, autor do Incrível Rapaz que Comia Livros. Esta será uma das obras dinamizadas ao longo deste mês, nas actividades de promoção de leitura desenvolvidas na biblioteca do nosso Centro Escolar. É uma história comovente em que o autor explora temas difíceis como o amor e a perda, desenvolvendo de maneira notável a importância do coração na vida humana.
Para abrir o "apetite" fica aqui um pequenino filme sobre esta obra.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Viva o 25 de Abril! Viva!

A Revolução dos Cravos ocorreu a 25 de Abril de 1974, ou seja, há 37 anos. Depois de 48 anos de ditadura e de opressão, os Portugueses passaram a "respirar" liberdade, a de expressão por exemplo. Vejamos algumas imagens da época acompanhadas de músicas emblemáticas...

Na nossa biblioteca escolar, ao longo desta semana, vamos ouvir algumas histórias do livro Histórias de Liberdade de Margarida Fonseca Santos, (Ed. Gailivro), que retratam muito bem o que se viveu naquela época.
Com estes 7 textos simbólicos, a autora desta obra oferece-nos uma visão subjectiva daquilo que se passou nas primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974, fazendo o contraste entre a opressão e a liberdade

quinta-feira, 21 de abril de 2011

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos exactamente a 23 de Abril.
Todos os anos, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura.
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, a sua uma obra é hoje reconhecida como uma das vozes mais activas do sector.
Informação retirada do site da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) - http://www.dglb.pt

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Chá com Livros"

Para acabar bem o 2º período e o Mês da Leitura, a comunidade escolar do CE da Sra do Pranto foi presenteada com mais uma actividade de promoção e animação da leitura, "Chá com Livros". A actividade decorreu na biblioteca, sob a coordenação da Professora Bibliotecária, tendo os alunos sido os principais protagonistas. Estiveram presentes entre 150-200 pessoas. Houve "Horas do Conto", teatro, recitação de poesia, música, dança... e algumas surpresas. Como é hábito, a ajuda e cooperação de todos os professores foi preciosa! 
Os nossos meninos portaram-se muito bem, foram verdadeiras estrelas. No final do espectáculo, antes do regresso a casa, houve o habitual chá com bolos e um "saboroso convívio"!
As imagens falam por si...

Votos de uma boa Páscoa para todos!
Profª Jennifer Silva


sábado, 9 de abril de 2011

Encontro com a escritora Lurdes Breda

O encontro do passado dia 6 de Abril, com a escritora Lurdes Breda, na Biblioteca do nosso Centro Escolar, correu muito bem. Foram apresentados os livros "O Alfabeto Trapalhão" e o "Rap do Mar" a todos os alunos do 1º ciclo, professores e alguns pais (os que puderam estar presentes!). Os alunos colocaram questões, apresentaram trabalhos... e, no final, a escritora autografou os livros adquiridos por diferentes elementos da comunidade escolar.
Na parte da tarde, foram os alunos do CE da Coutada que beneficiaram deste encontro, mas desta vez, a actividade de promoção de leitura decorreu no espaço da Biblioteca Municipal de Ílhavo.
Para recordar este encontro no CE da Senhora do Pranto, ficam aqui algumas fotografias.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Chá com Livros"

A equipa da Biblioteca convida toda a comunidade escolar para mais uma actividade de promoção de leitura, Chá com livros, no próximo dia 8 de Abril, pelas 21h, na biblioteca do CE da Senhora do Pranto. 
Os nossos meninos serão os principais artistas e haverá poesia, teatro, música... leituras, boa disposição... tudo ao sabor de um chá e de bolinhos!
Esperamos por si. 

domingo, 3 de abril de 2011

Concurso "Se eu fosse uma árvore"

Temos uma poetisa premiada no nosso Centro Escolar. Utilizou como nome artístico Maria Pereira e é a mãe de um aluno do 1º ano. Parabéns!
Este foi o trabalho que apresentou:
Se eu fosse uma árvore
erguia o meu rosto,
abria a minha alma
e tentava estar sempre a sorrir.
Sorria para vós,
agradecendo a minha beleza
e a vida que me dais.
Esquecia o mal que me fazeis…
Não ficava triste convosco.
Voltava o meu rosto para o céu,
deixava que o Sol
iluminasse o meu caminho.
Não baixava a cabeça!
Não me assustaria com a vida.
Levantava os meus olhos para o alto,
estaria sempre pronta a dar-vos oxigénio,
pedia que cuidasses de mim,
pois dou todo o oxigénio que precisais.
Olhai para o céu!
É a natureza que vos dá a vida.
Pedia que vivessem a vida
com paz, amor, alegria e a sorrir.
Sou vossa amiga.
Cuidem de mim e da natureza!

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje, dia 2 de Abril, é o dia internacional do livro infantil. Este dia comemora-se desde 1967, portanto há 44 anos, pretendendo-se relembrar que é importante ler e incutir o gosto pela leitura às crianças, desde a mais tenra idade. 
Estudos que têm sido feitos provam que as crianças que cedo começam a contactar com livros e com a leitura desenvolvem, de forma mais precoce, a criatividade, a compreensão, a expressão oral/escrita, adquirem mais vocabulário e adquirem competências essenciais para o seu crescimento.
A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People, pode ser lida AQUI!